sexta-feira, 17 de abril de 2015

Jorge da Capadócia - Semper fidelis (Parte I)


Caminhantes,

Amanhã, 18 de abril, daremos início à preparação espiritual para o tão esperado dia 23 de abril, dia de Jorge. Serão seis dias... No 6º dia o homem foi criado (Gênesis). Há seis coisas detestadas pelo Senhor (Provérbios - cap. 6.16). No 6º dia da semana o Mestre Jesus morreu na cruz.

Faremos três postagens até o dia 23 de abril. Então, comecemos.
Jorge da Capadócia - Semper fidelis

Parte I

Jorge da Capadócia, imbatível soldado de Cristo, nasceu provavelmente no ano de 275 na Capadócia, hoje região da Turquia. Era de família nobre e cristã. Ainda infante, perdera o pai, oficial do exército imperial, morto em batalha. Assim, mudou-se com sua mãe para a Palestina, pois ela era originária desta Terra Santa.

Sua genitora o educou com profundo zelo, tanto no aspecto material quanto espiritual, orientando-o a sempre lutar contra as forças das trevas.

Adolescente, Jorge da Capadócia ingressou na carreira militar - exército do imperador romano Caio Aurélio Valério Diocleciano - pela extrema dedicação este jovem cavaleiro, invencível na fé em Deus, logo foi alçado a Conde e, aos 23 anos, já desempenhava o posto de Tribuno Militar.

A carreira militar do nosso Santo Guerreiro progredia, vindo até a integrar a própria guarda pessoal do Imperador.

Monumento a Jorge da Capadócia às margens do rio spree - Berlim

Tudo lhe transcorria favoravelmente, até que o Imperador Diocleciano, entre os anos de 303 a 311, iniciou uma sangrenta e cruel perseguição aos cristãos.

O governador Daciano, fiel partidário do Imperador, em apenas um mês martirizou 17 mil cristãos. Para sobreviver muitos renegaram a fé cristã, adorando deuses pagãos do Império Romano.

Jorge da Capadócia se revoltou contra a insensatez e a brutalidade imposta aos seguidores de Jesus Cristo. Distribuiu todos os bens que possuía, renunciou às vestes militares e passou a viver entre os cristãos. 

Jorge afirmava para todos que foi o Senhor quem fez os céus! Somente a Ele adorarei e temerei! Os ídolos romanos são falsos!

De acordo com a Legenda Áurea - coletânea de narrativas hagiográficas, escrita no século XIII, pelo dominicano Jacopo de Varazze - a extrema audácia do nosso intrépido cavaleiro enfureceu o governador.

Daciano, cego para a Luz Maior, indagou a Jorge: 

- Que queres com tal comportamento? De onde você é?

Assim respondeu o fiel e firme guerreiro:

- Eu me chamo Jorge, sou um nobre da Capadócia. Com a ajuda de Cristo submeti a Palestina, mas depois abandonei tudo para servir livremente ao Deus do céu.

Continua... 






4 comentários:

  1. Adorei a postagem. A história de vida de Jorge da Capadócia, São Jorge, Santo Guerreiro, é fonte de inspiração para enfrentarmos as nossas batalhas diárias, vencer os inimigos. Sem lutas, não há vitórias. Sem fé, não há esperança. Salve Jorge,! Que ele nos proteja sempre! Ansiosa pela continuação. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Jorge da Capadócia, guerreiro invencível na fé em Deus!!!

      Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido (Salmo 91)

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog e pela generosidade de compartilhar os seus conhecimentos! Ansiosa pelas novas postagens!
    Salve São Jorge!

    ResponderExcluir
  3. Agradecido pelas palavras! Salve Jorge! Que o Cavaleiro da Capadócia esteja sempre pronto a nos defender!

    Profunda Paz.

    ResponderExcluir