segunda-feira, 20 de abril de 2015

Jorge da Capadócia - Semper fidelis (Parte II)

O governador Daciano determinou a imediata prisão de Jorge da Capadócia. As torturas começaram. Suportou o peso de uma imensa pedra sobre o peito. Suspenso em um cavalete de madeira - parecido com um cavalo - seus braços e pernas foram dilacerados com garfos de ferro. Como se não bastasse, ordenou também que Jorge fosse queimado e que esfregassem sal em suas feridas.

O nobre Cavaleiro, com a sua inquebrantável confiança em Deus, a cada vitória sobre as torturas ia convertendo os soldados do Imperador.

Daciano, irado, convocou um mágico para dobrar a convicção do Santo Guerreiro. Cheio de orgulho, o feiticeiro afirmou ao Governador:

- Se eu não conseguir superar os truques desse Cristão, que eu seja decapitado!

Ele preparou poções envenenadas. Jorge, após fazer o sinal da cruz sobre elas, as bebeu e permaneceu vivo. O mágico ficou abismado com a confiança e a fé cristã daquele jovem e, antes de ser decapitado, lançou-se aos pés de Jorge, juntando-se à lista dos convertidos ao cristianismo, assim como a própria esposa do Governador.

Por ordem de Daciano, Jorge da Capadócia foi arrastado por toda a cidade e degolado. Era o dia 23 de abril de 303.

No ano de 680, um Concílio em Constantinopla, considerou que parte da história de São Jorge era apócrifa. 

Imagem do Santo Guerreiro - Igreja de São Jorge - Sta Cruz - RJ

A imagem do Cavaleiro lutando contra o dragão foi difundida na Idade Média. A versão mais conhecida dá conta que um dragão saía de um lago em Silene, Líbia, e apavorava os moradores, atirando fogo contra os muros da Cidade e causando a morte com seu hálito mortal. Para mantê-lo afastado os moradores lhe entregavam jovens donzelas para serem devoradas. Um dia coube à filha do rei a vez de ser sacrificada. A princesa solicitou ajuda a Jorge da Capadócia. Destemido, o Santo Guerreiro - após uma luta árdua - venceu o dragão com sua espada magnífica. Então o povo e o rei se converteram.

Lenda ou realidade?

- Não importa.

O fato é que o cristão Jorge da Capadócia suportou terríveis provações e injúrias - inclusive de alguns companheiros de farda - contudo sempre conservou o amor e a fidelidade a Deus, a Jesus Cristo e a Virgem Maria.

Continua...

2 comentários:

  1. Jorge foi um guerreiro. A sua fé inabalável em Deus não esmoreceu diante dos seus inimigos! Suportou as dores, humilhações em nome da fé cristã. É um exemplo de que todas as dificuldades podem ser superadas. Jorge era um guerreiro. Que as armas de Jorge nos proteja sempre! Salve Jorge guerreiro da Capadócia!

    ResponderExcluir
  2. Jorge sentou praça na cavalaria. E nós estamos felizes porque também somos da sua companhia.

    ResponderExcluir