segunda-feira, 16 de março de 2015

Lâmina XII do Tarot - O Dependurado

Um dos Arcanos maiores do Tarô que sempre despertou enorme interesse no seu estudo é a Lâmina XII: O DEPENDURADO.

Tarot de Oswald Wirth
Tarot Universal de Waite
                             
Uma simples visualização desta Carta é suficiente para perceber que ele não está enforcado, uma vez que ninguém é enforcado pelo pé, mas sim pelo pescoço.

Assim, este ser humano está dependurado.

Na idade Média os ocultistas - que muito contribuíram com a difusão e perpetuação do conhecimento esotérico - praticavam a posição do Arcano maior XII, acreditando que, deste modo, a energia da KUNDALINI desceria pela coluna até chegar ao denominado "Chackra da Coroa", localizado no topo da cabeça. Estes Mestres entendiam que tal era o motivo da emanação da auréola em volta da cabeça do Dependurado.

O Arcano XII representa o simbolismo daquele que busca um bem maior: a iniciação acerca dos mistérios da vida.

A sua vestimenta em azul (Tarot Waite) representa a necessidade de priorizar o espiritual sobre o material.

Desconfortável ele está - uma jornada voluntária e tormentosa está acontecendo, alguns valores dele estão ruindo para dar lugar a novos, em absoluta harmonia com o Cósmico - porém vejam a sua face, está envolta em energia celestial. Encontrou o caminho da espiritualidade.

O ser humano moderno, envolto com suas preocupações diárias vem sendo cada vez mais aprisionado pelo Ego.

O DEPENDURADO é aquele que dá um parada provisória nos assuntos terrenos. É chegada a hora de um movimento interno - representado pela cabeça para baixo - Surge para ele a necessidade de reavaliação dos parâmetros que nortearam a vida até o presente momento.

O DEPENDURADO REPRESENTA, PORTANTO, A SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DOS ASSUNTOS TERRENOS PARA A CONEXÃO COM O PLANO ESPIRITUAL.

Por causa desta travessia abnegada, o  Arcano XII - no sentido espiritual - é o próprio Iniciado nos assuntos espirituais. 

Feita a conexão com o Plano Superior seguirá sua jornada terrena, vivendo agora em perfeita harmonia com os mundos, espiritual e material.

Na maioria das vezes queremos conversar com Deus. Façamos como o Arcano maior XII que, mudando o ponto de vista acerca do que é importante, abre-se para ouvir as orientações de Deus.

PS: Um agradecimento especial a uma certa Sacerdotisa do Mar que nos transmitiu todo o conhecimento espiritual acerca deste Arcano maior.

4 comentários:

  1. Adorei esse texto! Uma parada pra reavaliar nossos parâmetros e nos conectar com o plano espiritual... Mto importante e necessário.

    ResponderExcluir
  2. O Dependurado é sempre um estudo envolvente.

    ResponderExcluir